Tópicos: EAD

Você ainda não sabe como funciona a faculdade EAD? Essa modalidade de ensino tem crescido muito e tem suas características próprias, como a flexibilização de horários e um preço acessível. No entanto, muita gente não sabe exatamente como é esse sistema e por isso não tem certeza se vale a pena ou não investir numa graduação EAD.

Só para você ter uma ideia da importância do ensino a distância, os dados levantados pelo último Censo da Educação Superior feito em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que, naquela época o ensino a distância, já tinha mais de 2 milhões de alunos matriculados.

Os dados apontam, ainda, que até 2023 o país vai ver um número maior de alunos matriculados no ensino EAD do que no ensino presencial, o que demonstra o crescimento constante dessa modalidade de ensino.

E, com a pandemia do Covid_19, a procura pela EAD cresceu ainda mais, fazendo com que esta modalidade de ensino se concretize como uma excelente opção para muitas pessoas. Ela permite que você estude em casa, concilie trabalho com estudos e ainda consegue dar atenção para a família.

E pensando nisso, esse artigo veio mostrar um pouco sobre a EAD, falar sobre as ferramentas de ensino que essa modalidade dispõe, desmistificar algumas ideias erradas que existem por aí e tirar algumas das dúvidas mais comuns.

estudante com tablet

Como funciona faculdade EAD?

Aulas são online

As aulas do curso EAD acontecem de maneira online e podem ser disponibilizadas em dois formatos: gravadas ou ao vivo.

Depois que o aluno termina o processo de matrícula, ganha o acesso à uma plataforma digital. Lá você pode acessar as aulas disponíveis do seu curso. Quando as aulas são gravadas você pode pausar à vontade e assistir quantas vezes quiser. Já as aulas ao vivo, embora possam ficar gravadas na plataforma, é interessante participar do momento ao em que elas acontecem, para tirar dúvidas em tempo real.

Você pode acessar materiais quando quiser

A Plataforma Digital, ou o Ambiente Virtual de Aprendizagem é a sua sala de aula. Esta é uma das ferramentas mais práticas da EAD, uma das suas funcionalidades é dispor os materiais para os alunos. Isso permite que você consiga acessar o ambiente virtual de qualquer lugar, basta ter conexão com a internet. E aí você pode estudar do jeito que quiser, onde quiser.

A plataforma pode ser acessada tanto de um computador, quanto de um smartphone ou tablet. Lá você vai encontrar todos os materiais disponíveis para os seus estudos, como os textos para as disciplinas, cronogramas, e logicamente, todas as aulas disponíveis.

Plataforma de estudos é a sala de aula

Quando você escolhe fazer uma faculdade de ensino a distância, o acesso a todos os materiais e aulas é feito de forma virtual, pela Plataforma Digital. Muitas pessoas sentem um certo receio disso, pois acreditam que desse jeito vão ter que estudar completamente sozinhas. E isso é coisa de gente que não sabe como funciona faculdade EAD. Já que isso não é verdade!

Quando você acessa a plataforma, uma das possibilidades que ela te dá é de entrar em contato com outros alunos que fazem o mesmo curso que você, através do Fórum. E aí como em qualquer outra sala de aula, você consegue estabelecer contato com seus colegas, possibilitando trocas de aprendizado muito enriquecedoras.

Tutores ficam disponíveis para dar apoio

Tem gente que não sabe como funciona uma faculdade EAD e sai por aí dizendo que você estuda sozinho e que não pode tirar a dúvida com o professor durante as aulas, por elas serem gravadas. Então saiba que tudo isso é mentira!

Durante o seu estudo, você vai encontrar meios de entrar em contato também com tutores, que são profissionais altamente capacitados nas áreas do conhecimento específicas de cada disciplina.

Eles são os facilitadores de ensino e estão preparados para responder todas as suas dúvidas, ou então encaminhá-las ao professor. Tudo feito para que você tenha uma experiência de estudo muito mais transparente e proveitosa.

Você tem uma biblioteca online

E além de tudo isso, você também tem acesso à biblioteca online, com centenas de títulos, entre materiais digitalizados, e-books, multimídia, etc. Você pode consultar o acervo completo da faculdade, além de poder fazer reservas e consultar o status de algum empréstimo. No caso dos materiais digitais, você consegue acesso imediato com apenas um clique.

Faculdade EAD é reconhecida pelo MEC?

Qualquer curso superior, seja de Instituições Públicas ou Privadas, tanto nas modalidades de ensino presencial, semipresencial ou ensino a distância, passam por critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC) antes mesmo de serem ofertados. Isso quer dizer que para uma faculdade ofertar um curso aos alunos, ele já precisa ter sido reconhecido pelo MEC.

E quem não sabe como funciona faculdade EAD pode ter um preconceito em relação à qualidade de ensino. E essa ideia não tá com nada. Os critérios de avaliação do MEC são rigorosos e você pode consultar se uma faculdade é ou não reconhecida e inclusive qual sua nota, através do portal e-MEC.

estudante com cadernos 2-1

E pelo mercado de trabalho?

Cada vez mais o mercado de trabalho exige profissionais altamente capacitados e verdadeiramente comprometidos com suas funções. Isso é um movimento natural e que faz com que as pessoas estejam em constante evolução. Isso se reflete em um mercado mais exigente e que paga melhor para os que correspondem às expectativas.

Assim como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, também está cada vez mais aberto a acolher profissionais, se livrando de certos preconceitos antigos. O modelo de ensino a distância tem se mostrado muito flexível e acessível.

Por essa razão ele é muito buscado por pessoas com rotinas apertadas, ou então que não encontram o curso desejado perto de casa, mas, mesmo assim, não querem abrir mão de investir na sua educação e evolução profissional.

Além do mais, na hora de uma entrevista com um recrutador, várias de suas singularidades são levadas em conta, sabia disso? Um bom profissional, como aponta o portal Toda Carreira, possui características que o diferenciam, como resiliência, foco e disciplina. Todas essas características são necessárias para se cumprir um curso EAD e se você tem elas, pode ter certeza de que tem habilidades suficientes para ser valorizado no mercado de trabalho.

O que eu preciso para estudar a distância?

Disciplina para seguir com os estudos

De um modo geral, tudo na vida exige muita disciplina e comprometimento, não é mesmo? E quando se pensa em estudar não dá para ser diferente.

Uma rotina de estudos precisa ser planejada de forma realista, ou seja, de um jeito que ela saia do papel e se torne rotina na sua vida. Então sim, esse é um movimento que exige um certo esforço da parte da pessoa. Mas se você busca crescimento pessoal e profissional, sabe muito bem a importância de ser disciplinado.

Além disso, o estudo é importante em qualquer etapa de nossas vidas. O mundo evolui muito rápido e nós não podemos parar no tempo. Estudar é importante para se conhecer novas possibilidades e adquirir novas habilidades frente aos desafios que encontrarmos no futuro.

Acesso à internet

A internet é sem dúvida alguma a ferramenta mais importante da atualidade. Ela permite você a se conectar com pessoas que estão distantes. Torna mais fácil o acesso a novas informações e formas diferentes de entretenimento.

E como a gente veio te mostrar como funciona a faculdade EAD, é importante que você tenha em mente que todos os materiais e aulas ficam disponíveis lá na Plataforma Digital, e para isso, você precisa de um dispositivo com acesso à internet. Pode ser um computador, notebook, tablet e o mais prático de todos, o celular.

Você pode fazer o download dos arquivos de texto e outras mídias que ficam disponíveis para o material de estudo, mas as aulas ficam lá na plataforma, e por isso a conexão com a internet é essencial.

Fazer o processo seletivo da instituição

Cada instituição de ensino superior possui um modelo diferente de Processo Seletivo para ingressar no ensino superior. Como é o caso do vestibular, que geralmente é constituído de uma prova com questões interdisciplinares, além da redação.

A vantagem é que, como os cursos são a distância, o vestibular também pode ser. Existe o vestibular online, em que você faz sua inscrição e tem acesso à um ambiente de prova virtual com tempo estipulado para produzir uma redação. E o melhor? O resultado sai rapidinho e você já pode começar estudar. Outras universidades oferecem, também o vestibular agendado, que é presencial, mas você pode agendar dia e horário para realizá-lo.

Mas, algumas instituições oferecem um processo seletivo mais simples para a EAD, como forma de promover maior acesso à essa modalidade de ensino. É o caso da Unoesc, por exemplo, em que você não precisa se preocupar com prova. Você pode escolher entre uma das duas maneiras de ingresso:

  • Processo Seletivo por Histórico Escolar: nessa modalidade o candidato precisa preencher um formulário de inscrição e anexar também o documento do seu Histórico Escolar completo.
  • Processo Seletivo por ENEM: já nessa modalidade, o candidato também precisa preencher um formulário de inscrição e informar o ano em que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que o resultado seja consultado junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira)

 

Nos casos de Processo Seletivo por Histórico Escolar e pelo ENEM, serão contemplados com a vaga os candidatos que tiverem as maiores notas de desempenho. Essas notas são obtidas através da média aritmética das notas do Histórico Escolar, ou do ENEM, respectivamente.

Se matricular e se comprometer

Já o processo de matrícula, pode ser feito online, após o recebimento da chamada, feita pela instituição. Os candidatos têm um prazo para efetuar a inscrição, ou então a vaga passa para o próximo automaticamente.

Nesta etapa, alguns documentos são exigidos, como:

  • Certificado ou diploma de conclusão do ensino médio (original);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (original);
  • Certidão de nascimento ou casamento (original);
  • Cédula de Identidade (original);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (original);
  • Comprovante de vacina contra rubéola, para o sexo feminino, até 40 anos de idade – lei nº 10.196, de 24/07/96 (original);
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o sexo masculino (original).

 

Depois disso, você recebe a confirmação da sua inscrição e o login da Plataforma Digital. Então, é só começar os estudos e alavancar sua carreira.

Existem encontros presenciais?

Se você não sabe como funciona uma faculdade EAD, talvez essa notícia sobre os encontros presenciais possa te confundir um pouco. Mas pode se tranquilizar que é muito mais simples do que parece: sim e não, depende do curso.

Alguns cursos são completamente a distância, mas ainda assim necessitam de encontros presenciais para que os alunos façam as avaliações. Geralmente esses encontros se dão nos campi da instituição ou nos pólos de apoio.

Já em outros casos, como no ensino semipresencial, alguns cursos precisam de certas dinâmicas para que o aluno obtenha conhecimento prático no assunto. Então é comum que esses cursos tenham encontros mais regulares para aulas em laboratórios ou voltadas para atividades práticas específicas, além dos encontros para as avaliações.

E aí vai depender de qual o curso que você tem em mente, e qual a modalidade de ensino na qual este curso é ofertado.

É possível estagiar fazendo faculdade EAD?

Não é todo curso superior que exige do aluno a prática de estágio. O estágio é comum para alguns cursos, como os de Licenciatura, no qual os alunos precisam experimentar a vivência no cenário da educação, ou então de algumas áreas específicas como Administração ou Engenharia, que também necessitam de práticas para o enriquecimento do processo de aprendizado.

Para os cursos que demandam essa prática, vai ter um momento em que uma disciplina específica de teoria vai fornecer a instrumentação necessária para que o aluno execute o estágio. Nessa disciplina, o professor, junto da instituição, vai fornecer toda a informação e os recursos burocráticos disponíveis para facilitar a obtenção do estágio por parte do aluno.

Já alguns cursos, não precisam do estágio. Você pode conferir essas informações, na Matriz Curricular de cada curso em específico. Lá também, você encontra todas as disciplinas que compõem a carga horária de ensino.

Tem formatura na faculdade EAD?

Não é só porque você escolheu uma modalidade de ensino a distância, que você não pode vivenciar as experiências que qualquer graduação traz. A EAD é só uma característica desse modelo de ensino, várias práticas e vivências de todo o processo de educação superior continuam lá.

Quando você termina sua graduação, passa por todo o processo de Colação de Grau. Geralmente a instituição organiza esse tipo de evento, que reúne graduandos de todos os cursos para o reconhecimento desse momento solene na vida das pessoas. Entre em contato com o polo de apoio ou então a secretaria do campus para mais detalhes.

Quais os cursos que posso fazer a distância?

Atualmente, o MEC já autorizou um grande número de cursos para se fazer a distância. Embora, alguns ainda só podem ser feitos presencialmente, como os cursos de Medicina, Direito e Odontologia.

Confira algumas opções que podem lhe interessar:

Existem muito mais opções, como graduação EAD em engenharia, nutrição, educação física, entre outros. Entre esses cursos apresentados, alguns são em formato semipresencial, em que aulas presenciais acontecem de uma a duas vezes por semana.

Depois de ver como funciona a faculdade EAD, desde como é o material de ensino, as aulas e como você tem acesso aos tutores e a biblioteca, passando por tudo que é necessário para começar o seu curso, desde as ferramentas, até a papelada do processo de inscrição, é pouco provável que sobre alguma dúvida.

E se você já decidiu que a EAD é uma opção para você? Seja você também um dos 21 mil alunos que passaram pela Unoesc e venha fazer parte de uma instituição com mais de 50 anos de experiência! Confira a lista com completa com todos os nossos cursos.

 

Inscreva-se em nosso blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.