Tópicos: Mercado de Trabalho

Você sabe como usar o LinkedIn? Com o avanço das relações digitais, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais populares, e vêm renovando a nossa forma de viver em sociedade.

A forma com que nos relacionamos com amigos e família se tornou mais virtual, e não seria diferente também com nossos contatos profissionais.

O LinkedIn é uma rede social que foi criada em 2003, e desde então vem se tornando uma das principais redes de networking, sendo a maior rede corporativa do mundo.

Ela viu o número de usuários explodir nos últimos dois anos, e foi impulsionada também pela pandemia de 2020.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa rede, como e por que investir seu tempo nela? É só continuar lendo aqui!

como-usar-linkedin

Por que usar o LinkedIn?

Você sabia que o LinkedIn já ultrapassou a marca de 43 milhões de usuários no Brasil? O país já está na quarta posição de maior número de usuários, e esse número tende a crescer cada vez mais.

Com isso, a quantidade de oportunidades disponíveis na rede social é gigantesca, e com grande diversidade de áreas e setores do mercado.

Tanto empresas quanto colaboradores já perceberam a importância de não somente ter uma conta no LinkedIn, como também se posicionar bem para ser encontrado por lá.

Como usar o LinkedIn?

A rede social não tem segredo e é relativamente fácil começar a utilizar e se conectar sem muita demora. Para começar, você vai precisar ter em mãos apenas um e-mail ou número de celular.

Essa facilidade permite que em apenas alguns minutos você já esteja online e possa ser encontrado por recrutadores de todo o país, mesmo dentro da sua área de atuação.

E, com isso, você já pode começar também a encontrar antigos colegas de trabalho, empresas, gestores, entre outros.

Para iniciar a sua jornada na maior rede corporativa do mundo, basta seguir os passos abaixo.

Crie uma conta

Com o seu e-mail ou número de celular em mãos, você vai acessar a página de login do LinkedIn e dar início ao seu cadastro na rede.

Para isso, você também precisará cadastrar uma senha junto com seus dados principais. Seu e-mail ou número de celular e a sua senha serão as credenciais da sua conta, e, com eles, você poderá acessar a rede de qualquer lugar que desejar.

Por isso, nunca compartilhe seu e-mail e senha com estranhos, e tenha certeza de escolher uma senha segura para sua conta.

Deixe seu perfil completo

Com o seu cadastro feito no LinkedIn, é hora de começar a atualizar o seu perfil para que seus contatos e conhecidos possam te identificar e te localizar quando necessário.

Um perfil completo também transmite maior confiança na rede social, aumentando as chances de um recrutador entrar em contato com você, e fazendo com que seu perfil possa alcançar as melhores oportunidades.

Por isso, sempre preencha seu nome completo, seus dados de localização, sua área de atuação, e os dados importantes sobre sua carreira profissional, como sua área de atuação, cursos já feitos e experiências profissionais.

Coloque uma boa fotografia

Ao completar o seu perfil no LinkedIn, a foto de perfil também precisará ser preenchida. Ela será a sua porta de entrada, a primeira coisa que as pessoas verão ao terem contato com o seu perfil.

Por isso, é ideal que você opte por uma imagem que transmita profissionalismo.

Não precisa necessariamente ser uma foto feita em estúdio ou de forma profissional. Mas é recomendado que tenha uma boa iluminação, sem filtros, e que o seu rosto apareça de forma completa.

Dessa forma, você garante que as pessoas que te conhecem possam te reconhecer na foto, ao mesmo tempo que transmite profissionalismo no seu perfil.

linkedin-para-oportunidades-de-trabalho

Comece a se conectar com as pessoas

Agora que você já completou seu perfil com todas as informações mais relevantes, e já colocou uma foto que transmita seu profissionalismo, é hora de começar a se conectar com as pessoas!

Assim que você preenche dados das experiências anteriores, instituições que você frequentou e sua área de atuação, o LinkedIn poderá oferecer perfis que você possa conhecer, ou que sejam relevantes para sua carreira.

Você pode começar adicionando as recomendações da rede social, ou pode também ir atrás dos seus próprios contatos, buscando por nome, empresa e contato as pessoas que você conheceu ao longo da jornada.

Encontre vagas de emprego pelo LinkedIn

O LinkedIn é considerado a maior rede social corporativa do mundo. E não é à toa. Mais de 20 milhões de empresas estão presentes na rede, cerca de 90% dos recrutadores possuem perfil no LinkedIn e mais de 122 milhões de pessoas já conseguiram ao menos uma entrevista na rede social.

Os dados acima demonstram que a rede se tornou um solo fértil para quem busca uma vaga, e também para os recrutadores que buscam pelos melhores candidatos.

O LinkedIn permite que as empresas possam abrir vagas na rede social, e que os recrutadores possam pesquisar por candidatos que se encaixem através das experiências.

Além disso, os candidatos também podem pesquisar por vagas e se candidatar, com opção de receber alerta cada vez que uma vaga é aberta na rede.

Interaja nas postagens de outras pessoas

Apesar de facilitar a busca por uma vaga de emprego, o LinkedIn não serve apenas para isso. Com ele, você pode se conectar com amigos e colegas de trabalho, gestores, fazer networking com novos contatos, e muito mais.

Tudo isso faz com que seu perfil ganhe relevância, pois, quanto mais você interagir com outros usuários, mais o seu perfil pode aparecer para outras pessoas, aumentando a possibilidade de um networking efetivo.

Por isso, nunca perca a oportunidade de criar conexões genuínas na rede, comentando, compartilhando e interagindo com os usuários da rede social.

Compartilhe suas conquistas profissionais

O LinkedIn, apesar de ser uma rede social voltada para o mercado de trabalho, também pode se tornar um espaço seu, onde você se sinta confortável para compartilhar suas conquistas.

Isso irá trazer visibilidade para seu perfil, podendo aumentar seu engajamento, sua experiência e suas trocas na rede social.

Publique textos

O LinkedIn, além do espaço das vagas e das postagens, também conta com espaço para publicação de textos e artigos relevantes para a rede.

É ideal para pessoas que desejam agregar mais valor ao próprio perfil, postando histórias, pesquisas, curiosidades e artigos próprios sobre a área em que atua.

Os textos são uma das principais fontes de compartilhamento, e um texto interessante tem um potencial gigantesco de fazer seu perfil chegar ainda mais longe, quem sabe até em recrutadores da sua área que buscam por candidatos com o seu perfil.

Troque recomendações

As recomendações da rede social também são uma forma incrível de se destacar e deixar bons relatos no perfil de colegas de trabalho antigos ou atuais, gestores, entre outras pessoas que você teve contato na sua jornada.

Além disso, deixando recomendações genuínas nos perfis das conexões que você conhece também ajuda na hora de receber recomendações, elas vêm de forma natural no seu perfil.

Mas tome cuidado: evite pedir por recomendações ou deixar recomendações em perfis de pessoas que você não conhece, não trabalhou ou nunca interagiu.

Aproveite outros recursos

Além de poder se conectar com outras pessoas, com gestores, recrutadores, colegas de trabalho e empresas, e de poder postar experiências e artigos na rede, o Linkedin também possui uma série de outros recursos para aproveitar.

Todos os recursos são voltados para a carreira profissional, e quando utilizados de maneira estratégica, podem acrescentar ainda mais à sua carreira, aumentando as suas habilidades e fazendo com que seu perfil seja ainda mais atrativo para novas vagas.

Dentre alguns recursos extras disponíveis dentro do ecossistema do LinkedIn, podemos citar alguns principais:

cursos-no-linkedin

 

Cursos

Dentro do LinkedIn, a rede social optou por lançar o LinkedIn Learning: uma plataforma repleta de cursos de áreas de extrema importância para grande parte das carreiras.

A plataforma é paga, mas o valor pode ser considerado acessível para grande parte dos profissionais: R$ 29,90 por mês com o primeiro mês gratuito.

Esse primeiro mês gratuito é feito para o usuário testar todos os cursos disponíveis na plataforma antes de decidir se faz sentido a contratação. O LinkedIn Learning conta com mais de 16 mil cursos disponíveis!

Leia artigos e aprenda mais

Assim como é possível postar os seus textos e artigos, também é possível ler e compartilhar o texto de outras pessoas.

Por isso, essa pode ser uma boa oportunidade para se atualizar no seu mercado e adquirir algumas experiências através de outras pessoas. Essas experiências podem se tornar valiosas no seu meio de atuação.

Se conecte com autoridades

Por se tratar de uma rede bastante popular, o LinkedIn também acaba atraindo personalidades influentes do mercado de trabalho. E essas personalidades em geral são bastante experientes, com uma bagagem incrível de carreira, e alguns deles gostam de compartilhar detalhes dessa experiência na rede social.

Por isso, você pode seguir essas autoridades influentes do seu mercado, ou líderes de mercado em geral, como Bill Gates, Elon Musk, entre muitos outros, e aprender um pouco com cada um deles!

Conclusão

O LinkedIn é uma rede social corporativa completa, e por isso é considerada a maior rede do mundo no segmento corporativo.

Com isso, você terá vantagens incríveis ao criar sua conta, tendo contato com pessoas influentes, se conectando com antigos colegas de trabalho, buscando novas oportunidades de trabalho e podendo até estudar e desenvolver suas habilidades na rede social.

É fato que sua carreira só tem a ganhar!

E por falar em carreira, temos também um artigo voltado a montagem de um plano de carreira. Você sabe como montar o seu, quem pode lhe ajudar e para que serve? Então vem com a gente e aprenda: como montar um plano de carreira.

Inscreva-se em nosso blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.