Cursos

Afinal, o que a Química estuda?

Por Unoesc EAD   |    | 7 min de leitura
LEIA AGORA
Ler publicação

Tópicos: Cursos

“O que a Química estuda?”, se você está interessado na área provavelmente essa pergunta já veio à sua mente. Afinal, a Química é uma área do conhecimento muito ampla, que atravessa diversos conteúdos e objetos de estudo.

No ensino médio, somos apresentados apenas a uma parte das possibilidades de estudos que a Química oferece. Existem diversas áreas e campos que não são explorados na fase escolar.

Durante a graduação em Química, os estudantes aprofundam seus conhecimentos nos elementos químicos, substâncias e partículas que compõem o universo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que a Química estuda, a importância desses conhecimentos para a sociedade, a graduação e o mercado de trabalho na área.

Fique conosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre Química.

Confira:
O que a Química estuda?
Quais são as principais áreas de estudo da Química?
Qual é a importância da Química para a sociedade?
Como é o curso de Química?
Onde um químico pode trabalhar?
Quanto ganha um químico?
Conclusão

o-que-a-quimica-estuda

O que a Química estuda?

As Ciências da Natureza são compostas por Química, Física e Biologia.

A Química é a área que estuda a matéria, analisando suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

Assim, podemos afirmar que a matéria é o principal objeto de estudo da Química. Mas, o que é matéria? É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa.

Ou seja, tudo o que nos cerca e, inclusive, nós, seres humanos, se encaixam no conceito de matéria.

Além disso, não importa qual seja a forma, origem, se está morto ou vivo, todo material é estudado pela Química.

Quais são as principais áreas de estudo da Química?

Sabemos que a Química estuda a matéria, mas esse conceito parece bem amplo, não é mesmo?

Conforme essa ciência foi se desenvolvendo, alguns ramos de estudos foram sendo criados para dividi-la e facilitar o acesso a esses conhecimentos.

Entre as divisões mais importantes da Química podemos citar:

Química Geral: é aquela que estuda os estados físicos e propriedades da matéria, substâncias e misturas e composição do átomo;

Química Orgânica: é a parte que estuda os compostos de carbono, suas reações e outros elementos presentes em organismos vivos, tanto do reino animal quanto do reino vegetal, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, entre outros;

Química Inorgânica: é o campo de que estudo os elementos químicos diferentes do carbono e os compostos que eles formam. Ela investiga as estruturas, propriedades e a explicação dos mecanismos de suas reações e transformações;

Bioquímica: essa área pesquisa os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.

Físico-Química: é o campo que estuda os princípios da Química, analisando os fenômenos que ocorrem nas reações químicas em escalas macroscópicas e atômico-molecular;

Química Ambiental: essa parte estuda os processos químicos presentes no meio ambiente, tais como: efeito estufa, chuva ácida, ciclos biogeoquímicos, aquecimento global, poluição, etc.;

Química Analítica: é o campo de estudos que trata da identificação ou quantificação de espécies ou elementos químicos;

Química Nuclear: é a área que analisa as reações nos núcleos dos átomos e como esses processos são aplicados pela humanidade. Ou seja, estudo os elementos radioativos, fissão nuclear, fusão nuclear, radioatividade, entre outros.

Qual é a importância da Química para a sociedade?

importancia-da-quimica

A Química está presente em praticamente tudo que nos cerca, sendo uma das ciências mais importantes para a evolução da humanidade

Desde o remédio que alivia a dor de cabeça até o combustível que alimenta os automóveis, a Química tem um impacto enorme sobre a tecnologia e a sociedade.

A Química é a ciência por trás de todos os processos pelos quais a matéria passa, desde coisas simples como a fervura da água até situações complexas como o funcionamento de uma bomba atômica.

É por meio dos estudos de Química que é possível compreender as propriedades e as transformações que cada substância pode sofrer e usar esse conhecimento em benefício da humanidade.

A aplicação dos conhecimentos de Química nos processos industriais e de desenvolvimento de novos produtos vem trazendo diversos avanços à sociedade.

O descobrimento de medicamentos é um ótimo exemplo. Os estudos de Química, junto às outras áreas das Ciências da Natureza, permitiram a manipulação de remédios como a dipirona, a aspirina, o paracetamol e a penicilina, que têm contribuído para aliviar e curar muitas doenças.

Esse avanço trouxe mais longevidade à população, trazendo mais qualidade e expectativa de vida.

Além dos medicamentos, o desenvolvimento de novos alimentos, combustíveis, materiais, produtos cosméticos e de higiene pessoal, petroquímicos e tantas outras coisas que fazem parte do nosso dia a dia passam pela Química.

Ou seja, o estudo da Química é essencial para nosso desenvolvimento enquanto sociedade.

Abaixo, destacamos mais contribuições proporcionadas pela Química para entender sua importância para a sociedade. Confira:

• Produção de substâncias em laboratório;
  • Desenvolvimento dos alimentos industrializados;
  • Aumento do prazo de validade dos produtos;
  • Desenvolvimento de técnicas e soluções para problemas ambientais
  • Aumento da eficácia e ação dos cosméticos;
  • Desenvolvimento de fontes alternativas de combustíveis;

Como é o curso de Química?

A graduação em Química tem duração média de 4 anos e é oferecida em grau de bacharelado e licenciatura.

O bacharelado tem uma abordagem mais abrangente e prepara o estudante para atuar no em indústrias, laboratórios e centros de pesquisa.

Já a licenciatura, é voltada para aqueles que desejam atuar como professores, dando aulas de Química para estudantes de níveis fundamental e médio.

A principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura em Química está na grade curricular. Afinal, a licenciatura tem diversas disciplinas que abordam conceitos da educação

Durante a graduação em Química, os alunos aprofundam seus estudos nos elementos químicos, substâncias e partículas, explorando áreas como química orgânica, físico-química, química ambiental, bioquímica e muito mais.

Confira alguns dos conteúdos que fazem parte da grade curricular:

• Química Geral
  • Álgebra Linear e Geometria Analítica
  • Fundamentos de Química Analítica
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Bioquímica Geral
  • Físico-Química
  • Fundamentos da Termodinâmica
  • Química Ambiental
  • Controle de Qualidade
  • Metrologia Química

Onde um químico pode trabalhar?

As principais áreas de atuação do profissional de Química estão relacionadas à educação, à indústria e ao meio ambiente.

Os bacharéis em Química costumam encontrar boas oportunidades nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de produtos em geral e nas áreas de controle de qualidade e criação de novos produtos.

Além disso, ainda existem oportunidades na química forense e também na pesquisa científica em universidades e institutos para esses profissionais.

Já os químicos licenciados, atuam majoritariamente com o ensino de química em instituições de ensino fundamental e médio. Afinal, esses profissionais estão preparados para repassar o conhecimento da melhor maneira possível.

Quanto ganha um químico?

salario-quimica

O salário dos profissionais de Química varia de acordo com o nível de experiência e com o perfil da empresa em que trabalham. Confira os valores levantados pela Educa Mais Brasil, com base no SINE - Site Nacional de Empregos:

JÚNIOR: R$ 2.190 - R$ 3.701

PLENO: R$ 2.737 - R$ 4.626

SÊNIOR: R$ 3.422 - R$ 5.783

O site Glassdoor, que coleta informações sobre remunerações em todo o Brasil, apontou o salário médio de R$ 5.736 para os profissionais de Química.

Já o site Vagas, afirma que no cargo de Químico se inicia ganhando R$ 3.010,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.300,00. De acordo com o portal, a média salarial do químico no Brasil é de R$ 4.360,00.

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que a Química estuda e trouxemos mais informações sobre o curso e o mercado de trabalho.

Se você se interessa pela área, não perca tempo e invista em uma graduação!

Aqui no EAD Unoesc, temos o curso de Licenciatura em Química a distância, que garante o mesmo diploma do presencial com toda a flexibilidade do EAD.

A Unoesc tem conceito máximo no MEC e os cursos EAD têm os mesmos critérios de exigência e qualidade das nossas graduações presenciais. Você terá um ensino completo, com os melhores professores da instituição, para um futuro de grandes realizações.

E fica a dica: temos opções de bolsas de estudos incríveis. Comece hoje sua jornada profissional na Química.

New call-to-action

Inscreva-se em nosso blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.