Tópicos: Mercado de Trabalho

Se você se sente comprometido com a justiça social, direitos humanos e ampliação de políticas sociais, pode ser que a carreira de assistente social seja para você.

O serviço social é muito mais do que caridade ou assistencialismo. Na verdade, é uma profissão com regulamentação e formalização. Também é um curso de graduação.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Seguir carreira no serviço social significa participar de maneira ativa da sociedade, levar propostas criativas e humanitárias para as esferas da administração pública e ao terceiro setor. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o serviço social, em quais áreas você pode atuar depois de formado e como é o curso de graduação de serviço social. 

Você vai conferir: 

O que é o serviço social?
Qual é a diferença entre a assistência social e o serviço social?
Com o que o assistente social trabalha?
Como é a faculdade de Serviço Social?
Onde estudar serviço social?
Conclusão

O que é o serviço social? 

O serviço social é uma área do conhecimento preocupada em fazer valer políticas públicas que garantam os direitos humanos e cuidados com todas as pessoas. Também é o nome do curso de graduação que forma assistentes sociais. 

No Brasil, as primeiras escolas de serviço social surgiram quando o país começou a entrar em um processo de industrialização e urbanização na década de 1930.

Nos anos seguintes, aconteceu a regulamentação da profissão e o reconhecimento de sua importância. 

Qual é a diferença entre a assistência social e o serviço social? 

O serviço social, como explicamos acima, é a área do conhecimento onde o assistente social atua depois de se formar e se registrar no conselho de sua região.

Já a assistência social pode ser definida como a prática do assistente social, embora não devemos confundir assistência social e serviço social com assistencialismo. 

Por conta do compromisso do serviço social com políticas sociais, é comum que o trabalho do assistente social seja confundido com a prática de assistencialismo.

Esse termo se refere a uma forma de caridade e não aos direitos de um cidadão. Entretanto, o serviço social está ancorado na lei e nos direitos de acesso à saúde, educação, previdência social, etc. 

Com o que o assistente social trabalha? 

O assistente social, a pessoa que se forma em serviço social, atua elaborando, implantando e acompanhando políticas sociais e ações de saúde, habitação, assistência social e sociojurídicas. 

Devido à grande desigualdade social e econômica que temos no Brasil, o trabalho do assistente social acaba focando muito mais em pessoas em situação de vulnerabilidade, violação de direitos e pobreza.

Porém, é interessante notar que a função da área é fazer valer a Constituição de 1988 e garantir acesso à direitos básicos para todos os cidadãos.

o que é o serviço social - pessoa trabalhando com serviço social

Dessa maneira, é essencial que o assistente social trabalhe de acordo com os princípios e direitos firmados pela Constituição e legislação complementar.

Isso porque não pode haver qualquer discriminação no atendimento do profissional. 

A pessoa que se forma no curso de serviço social encontra espaço trabalhando no poder público, privado e no terceiro setor.

Porém, é bastante comum encontrar assistentes sociais ligados à administração pública, já que as políticas sociais nascem e se fazem valer nesse meio. 

Assistente social precisa ter registro? 

Depois de formado, o assistente social precisa se registrar no Conselho Regional de Serviço Social, o CRESS, do seu estado. 

Também existe o CFESS, o Conselho Federal de Serviço Social, uma organização que defende, fiscaliza, disciplina, orienta e normatiza a atuação do assistente social juntamente com os CRESS. 

Como é o Código de Ética da área? 

Um código de ética é um guia que rege os profissionais de uma área, independentemente de seus princípios e credos. Ele baliza a atuação de uma categoria e suas entidades representativas. 

No caso do serviço social, o Código de Ética da área foi instituído nos anos 1990 como um esforço entre os CRESS e o CFESS.

Ele abrange um projeto profissional contemporâneo e comprometido com a democracia e acesso universal aos direitos civis, políticos e sociais. 

Você pode acessar o Código de Ética do Serviço Social neste link. 

Quanto um assistente social ganha? 

A média salarial de um assistente social no Brasil hoje é de R$ 2.813,00.

Entretanto, existem alguns projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados que reivindicam um piso salarial em torno de R$5.500,00 para 30 horas semanais de trabalho do profissional. 

Além disso, para aqueles que trabalham de maneira independente e sem vínculo empregatício, existe uma tabela de honorários profissionais que sugere o valor da hora técnica e que fixa um valor mínimo a ser cobrado pelo trabalhador. 

Como é a faculdade de Serviço Social? 

O estudante que se forma em serviço social é preparado para elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto à órgãos de administração pública, empresas privadas, entidades e organizações populares. 

E por isso, durante o curso, as disciplinas focam em promover a integração do indivíduo com a sociedade.

Desde o início, o estudante fica em contato com comunidades e estudos sobre vulnerabilidade social e orientações à indivíduos e famílias em situações delicadas. 

Quantos anos dura o curso de serviço social? 

A faculdade de serviço social dura 8 semestres no Brasil, o equivalente a 4 anos. 

O estudante, entretanto, pode levar mais tempo do que isso para se formar se fizer menos cadeiras do que o indicado pela faculdade para cada semestre.

o que é o serviço social - com o que o assistente social trabalha

O que se estuda na graduação de serviço social? 

Como tem um caráter mais humanitário, naturalmente a maioria das disciplinas estudadas na faculdade de serviço social é da área de humanas.

Alguns exemplos são: antropologia, políticas públicas, história, direitos humanos, sociologia e mais. 

Porém, isso não impede que algumas disciplinas de exatas entrem na grade curricular, como estatística e economia. 

Quanto custa fazer o curso de serviço social? 

A mensalidade do curso de serviço social depende muito da instituição que você escolher e da modalidade de curso preferida. Por exemplo, se você escolher fazer faculdade de serviço social EAD, os custos serão menores do que se escolher uma graduação presencial. 

Onde estudar serviço social?  

No Brasil, o curso de serviço social é oferecido por cerca de 400 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas e modalidades presencial, semipresencial e EAD. 

Aqui na UNOESC, por exemplo, o curso de serviço social é oferecido na modalidade EAD. 

Nesse formato, as aulas são 100% online através de um ambiente virtual de aprendizagem.

Na plataforma é possível acessar videoaulas, atividades, avaliações e contar com professores e tutores para esclarecer dúvidas.

Isso permite uma maior flexibilização de horários, e uma mensalidade que ajuda você a economizar, com a mesma qualidade do ensino presencial.

Ao longo dos 4 anos de curso, você vai estudar economia política, processos de trabalho, direitos humanos, legislação social e as demais disciplinas que compõem a grade curricular.

Conheça a graduação em serviço social EAD da UNOESC clicando aqui. 

Conclusão  

Chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre o que é o serviço social e como atuar na área enquanto assistente social. E, claro, não deixe de conferir a nossa faculdade de serviço social EAD! 

Leia também: 

Plano de carreira: o que é, para que serve e como montar o seu 

Como escolher uma profissão: 8 dicas certeiras 

Profissionalismo: o que é e características 

Apresentação pessoal: o que é, tipos e como fazer 

 

 

Inscreva-se em nosso blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.